Pular para o conteúdo principal

A única coisa requerida - Devocional de 20 de Julho

Êxodo 28:36 Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR
No segundo livro da Bíblia nos é narrada a grandiosa epopeia de libertação do povo de Israel da servidão do Egito. Com forte mão, nosso SENHOR Conduziu a menina de seus olhos da terra de servidão à terra que manava leite e mel.
Também está registrado no livro de Êxodo a constituição de Israel como nação após tábuas das leis lhes terem sido entregue. Em seguida contemplamos o estabelecimento do sistema religioso de Israel.
Cada peça, cada cor e cada forma do sistema religioso do povo escolhido lançava luz anos à frente na manifestação do Filho de Deus. Porém mesmo sendo símbolos, esses detalhes tocam fundo em nosso coração.
Parte da complexidade do trabalho realizado no tabernáculo tinha por finalidade apresentar o grande abismo que existe entre a humanidade decaída e o seu Criador Santo.
Três grandes divisões existiam na área do tabernáculo. Um pátio onde minimamente membros de todas as tribos poderiam entrar, o lugar santo onde somente os membros selecionados pela tribo de Levi poderiam se fazer presentes e o Lugar Santíssimo onde somente o Sumo Sacerdote poderia entrar e somente uma vez por ano.
Rico e diverso foi o sistema estabelecido por Deus e dado a Israel. Porém hoje iremos nos deter em um pequeno detalhe presente nas vestes do sumo sacerdote.
Para que este homem pudesse entrar na presença do Eu Sou, um longo percurso deveria ter sido realizado. Feito isso cada parte de sua vestimenta deveria estar de acordo com o modelo apresentado à Moisés no Monte.
Feito isso ele poderia se apresentar diante de DEUS no lugar Santíssimo. Sua veste significava: Purificação, nobreza, responsabilidade e compromisso. E completando sua apresentação, o Sumo Sacerdote trazia em sua testa as palavras “SANTIDADE AO SENHOR”.
Quão poderoso em significado era esta pequena peça de entalhada de ouro!
Hoje não precisamos de um complexo sistema religioso para nos achegarmos a Deus. Tampouco necessitamos esperar um longo ano para nos apresentar no trono do Altíssimo. Porém, ainda uma coisa nos é requerida. SANTIDADE.
Humberto Baía.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta de classes vs A luta verdadeira - Devocional de 08 de maio.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 Nó século 19 nasceu na Prússia (Atual território da Alemanha) nasceu Karl Marx, proveniente de uma família de judeus, este homem pavimentou o pensamento que seria conhecido como socialismo/comunismo. De acordo com os estudos de Marx, as desigualdades se dão unicamente por conta das lutas de classes e pela exploração da força do capital por grupos que desejam por todos os meios espoliar a classe trabalhadora. Para Karl, somente uma revolução do proletariado ( trabalhadores) poderia dar fim   as mazelas sociais. Os trabalhadores deveriam se apropriar dos meios de produção, assim como do poder econômico e político e assim as riquezas seriam distribuídas de forma igualitária para todos. Soma-se a isso o pensamento marxista de que são os home

Se meu povo se arrepender - Devocional de 2 de março.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14 ARA O versículo de meditação de hoje nos conta o momento em que o Templo do Senhor estava sendo dedicado.  Davi foi o segundo rei de Israel, e desde então o cetro não se afastou da tribo deste monarca. O filho mais novo de jessé é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Porém não lhe foi permitido a construção do Templo, sendo esta empreitada desempenhada por seu filho Salomão. Pelas mãos do terceiro rei de Israel (Salomão) o grande Templo do Senhor foi erguido.  Tal momento foi marcado pela manifestação da glória de Deus e por bençãos e advertências. Eu morarei ali, O Senhor falou. Porém Ele também disse que o povo viria a se afastar dEle trazendo para si mesmo a destruição. E de fato foi o que veio a acontecer, mesmo após várias advertências a nação esco

O paradoxo do tempo - Devocional de 25 de Março.

Eclesiastes 3: 1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Após a queda da humanidade passamos a estar intimidade conectados pelo conceito de tempo.E desde os primórdios da humanidade inventamos meios para marcar a passagem dele. O nascer do sol, as fases da lua e uma infinidade de outras formas são usados como meios de registrar o tempo. Como seres temporais temos a ânsia de querer obter as coisas no mais curto período de tempo da forma mais fácil possível. E este desejo faz com que tudo se torno ainda mais distante. Ao invés de acumularmos o tempo de uma ânfora, nós o pegamos como areais em nossas mãos e ele acaba escorrendo pelos nossas dedos.  Se usado de forma correta o tempo é uma dádiva, se porém usado de forma errada torna-se uma maldição. Nosso Deus tem o forte desejo de nós abençoar. Porém para isso precisamos estar prontos para obter o favor Deus. Com toda certeza ele tem planos para você, e você já tem consciência