Pular para o conteúdo principal

A maior guerra do general - Devocional de 24 de Julho



2 Reis 5. 10 Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.

 

Nas páginas do antigo testamento é notável o agir de Deus em favor de pessoas do povo de Israel. Porém este favor não era exclusivo dos membros da nação israelita. Fato este que já apontava para a universalidade da obra salvífica de Jesus Cristo. Um deste estrangeiros que foi alcançado pela mão do Senhor foi o General Naamã.

Nos é narrado que este homem gozava da beneficência de Deus, tanto que em muitas batalhas se sagrou vencedor, trazendo para si muita fama e favor do rei da grande nação Síria. Porém a despeito de sua eminência na guerra e na política ele havia travado uma grande batalha contra um inimigo então invencível: A lepra.

Esta doença era a sentença de morte do mundo antigo. A contaminação fazia com que um pavio fosse acesso sobre sua vida que no chegasse na carga explosiva iria explodir ceifando sua vida. Tal era o Estado deste homem. E quantos de nós não estamos em tal situação desalentadora em nossos dias?

Mas nosso Deus sendo rico em misericórdia, através de uma menina escrava de Israel alertou ao homem de guerra que aquela batalha ainda não estava perdida. Havia uma chance de salvação para ele caso se dirigisse à cidade de Samaria, pois lá habitava um profeta de Deus.

Ciente de tal possibilidade Naamã obteve a permissão de seu rei para se dirigir até a nação de Israel. Chegando lá o rei dos israelitas muito se assustou por sua nação ser procurada para realiza tal proeza. Porém, o profeta Eliseu sendo informado sobre o estado de seu rei e sobre a demanda do Sírio chamou para si a responsabilidade de tal ato.

Naamã que havia vindo com grande pompa e trazendo muitos presentes foi surpreendido por uma recepção nada calorosa. Pois nem ao menos teve a oportunidade de falar com o profeta sobre seu pedido. Apenas um simples mensageiro lhe fora enviado com uma ordem inesperada: Vá até o Jordão, e lava-te sete vezes, e tua carne será curada e ficarás puro.

Diante da ordem dada, Naamã muito se indignou e partiu sem desejar obedecer o simples comendo que havia recebido.

Quão tola foi atitude deste grande General. Porém ele não está só na história por agir deste modo. A mensagem do evangelho é simples e sua cura para nossas dores é certa. Entretanto, muitos desejam uma ação grandiosa da parte de Deus em suas vidas, porém muitas vezes nosso Senhor deseja agir em nossas vidas com uma leve brisa, que será soprada a partir de uma ação de nossa parte: A obediência.

Vendo a ação tola de seu senhor, os servos de Naamã lhe perguntam se ele estaria disposto a fazer algo grandioso para obter a cura de sua lepra, ele disse que sim. Então eles lhe perguntaram: por que então o Senhor não faz algo tão simples para obter o que tanto deseja?

Despertado de sua arrogância por meio de seus simples servos, Naamã então decide enfim se humilhar diante das ordens de nosso Deus e mergulhar nas águas da humildade.

Deus deseja agir em nossas vidas. Para algumas pessoas será com raios e trovões em cima de um monte diante de uma grande nação. Porém para outras pessoas Ele se manifestará em um simples rio, diante de uns poucos servos. Mas não importa o lugar, se abrimos nossos corações, Ele será sempre Glorificado.


Humberto Baía

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A luta de classes vs A luta verdadeira - Devocional de 08 de maio.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 Nó século 19 nasceu na Prússia (Atual território da Alemanha) nasceu Karl Marx, proveniente de uma família de judeus, este homem pavimentou o pensamento que seria conhecido como socialismo/comunismo. De acordo com os estudos de Marx, as desigualdades se dão unicamente por conta das lutas de classes e pela exploração da força do capital por grupos que desejam por todos os meios espoliar a classe trabalhadora. Para Karl, somente uma revolução do proletariado ( trabalhadores) poderia dar fim   as mazelas sociais. Os trabalhadores deveriam se apropriar dos meios de produção, assim como do poder econômico e político e assim as riquezas seriam distribuídas de forma igualitária para todos. Soma-se a isso o pensamento marxista de que são os home

Se meu povo se arrepender - Devocional de 2 de março.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14 ARA O versículo de meditação de hoje nos conta o momento em que o Templo do Senhor estava sendo dedicado.  Davi foi o segundo rei de Israel, e desde então o cetro não se afastou da tribo deste monarca. O filho mais novo de jessé é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Porém não lhe foi permitido a construção do Templo, sendo esta empreitada desempenhada por seu filho Salomão. Pelas mãos do terceiro rei de Israel (Salomão) o grande Templo do Senhor foi erguido.  Tal momento foi marcado pela manifestação da glória de Deus e por bençãos e advertências. Eu morarei ali, O Senhor falou. Porém Ele também disse que o povo viria a se afastar dEle trazendo para si mesmo a destruição. E de fato foi o que veio a acontecer, mesmo após várias advertências a nação esco

O paradoxo do tempo - Devocional de 25 de Março.

Eclesiastes 3: 1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Após a queda da humanidade passamos a estar intimidade conectados pelo conceito de tempo.E desde os primórdios da humanidade inventamos meios para marcar a passagem dele. O nascer do sol, as fases da lua e uma infinidade de outras formas são usados como meios de registrar o tempo. Como seres temporais temos a ânsia de querer obter as coisas no mais curto período de tempo da forma mais fácil possível. E este desejo faz com que tudo se torno ainda mais distante. Ao invés de acumularmos o tempo de uma ânfora, nós o pegamos como areais em nossas mãos e ele acaba escorrendo pelos nossas dedos.  Se usado de forma correta o tempo é uma dádiva, se porém usado de forma errada torna-se uma maldição. Nosso Deus tem o forte desejo de nós abençoar. Porém para isso precisamos estar prontos para obter o favor Deus. Com toda certeza ele tem planos para você, e você já tem consciência