Pular para o conteúdo principal

Jesus e as duas torres - Devocional de 17 de Março.

Marcos 3. 6
Diante disso, retiraram-se os fariseus e iniciaram, em acordo com os herodianos, uma conspiração contra Jesus, e tramavam um meio de condená-lo à morte.


Dando continuidade ao devocional anterior, no segundo livro da Saga do Senhor dos anéis, Tolkien escreveu o desenrolar da aventura onde os heróis tem que percorrer longas distâncias e enfrentar inúmeros perigos enquanto para destruir o anel do poder, isso tudo enquanto fogem de duas forças maléficas representadas por duas torres.

A primeira torre representa o poder de um ex-sábio do bem (Saruman), que mesmo conhecendo a verdade por trás da criação do mundo, decide se aliar ao lado do mal.

A segunda torre é a representação do senhor do escuro, um ser que mesmo sendo criado em perfeição, abandona o bem, para obter para si o poder absoluto. Estas duas figuras também sã usadas como alegorias por Tolkien como podemos ver:

Durante o ministério terreno de Jesus e dos pais da igreja duas grandes “torres” ou forças militavam contra o avanço do Evangelho.

A primeira torre que precisava ser destruída por Jesus e pelos discípulos era a oposição levantada pelos líderes judeus, sábios que mesmo conhecendo a verdade decidiram se aliar ao Estado romano para conseguir benefícios terrenos, abriram mão da vida eterna e troca de bens passageiros.

A segunda torre que a sociedade de Jesus precisava vencer era a força estatal, representada pelos governos corruptos que exerciam poder sobre os judeus e o próprio império romano que viu em Jesus uma fonte de rebelião contra o poder imperial.

Ainda hoje precisamos vencer estas duas torres, uma que representa a falsa religião que tenta nos enganar com falsas promessas enquanto nos afasta do céu e outra que representa o sistema social corrompido de nossas comunidades, onde sem usar máscara tenta lançar tentações sobre nossas vidas diariamente.

A aliança feita entre os judeus e os governantes romanos pensava ter dado um duro golpe na sociedade que se expandia após matarem seu líder. Porém eles não contavam que tudo estava ocorrendo segundo a vontade do Altíssimo e que mesmo sendo morto na sexta-feira, O Rei voltaria à vida em breve!

 
Continua no próximo devocional!


Humberto Baía.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta de classes vs A luta verdadeira - Devocional de 08 de maio.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 Nó século 19 nasceu na Prússia (Atual território da Alemanha) nasceu Karl Marx, proveniente de uma família de judeus, este homem pavimentou o pensamento que seria conhecido como socialismo/comunismo. De acordo com os estudos de Marx, as desigualdades se dão unicamente por conta das lutas de classes e pela exploração da força do capital por grupos que desejam por todos os meios espoliar a classe trabalhadora. Para Karl, somente uma revolução do proletariado ( trabalhadores) poderia dar fim   as mazelas sociais. Os trabalhadores deveriam se apropriar dos meios de produção, assim como do poder econômico e político e assim as riquezas seriam distribuídas de forma igualitária para todos. Soma-se a isso o pensamento marxista de que são os home

Se meu povo se arrepender - Devocional de 2 de março.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14 ARA O versículo de meditação de hoje nos conta o momento em que o Templo do Senhor estava sendo dedicado.  Davi foi o segundo rei de Israel, e desde então o cetro não se afastou da tribo deste monarca. O filho mais novo de jessé é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Porém não lhe foi permitido a construção do Templo, sendo esta empreitada desempenhada por seu filho Salomão. Pelas mãos do terceiro rei de Israel (Salomão) o grande Templo do Senhor foi erguido.  Tal momento foi marcado pela manifestação da glória de Deus e por bençãos e advertências. Eu morarei ali, O Senhor falou. Porém Ele também disse que o povo viria a se afastar dEle trazendo para si mesmo a destruição. E de fato foi o que veio a acontecer, mesmo após várias advertências a nação esco

O paradoxo do tempo - Devocional de 25 de Março.

Eclesiastes 3: 1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Após a queda da humanidade passamos a estar intimidade conectados pelo conceito de tempo.E desde os primórdios da humanidade inventamos meios para marcar a passagem dele. O nascer do sol, as fases da lua e uma infinidade de outras formas são usados como meios de registrar o tempo. Como seres temporais temos a ânsia de querer obter as coisas no mais curto período de tempo da forma mais fácil possível. E este desejo faz com que tudo se torno ainda mais distante. Ao invés de acumularmos o tempo de uma ânfora, nós o pegamos como areais em nossas mãos e ele acaba escorrendo pelos nossas dedos.  Se usado de forma correta o tempo é uma dádiva, se porém usado de forma errada torna-se uma maldição. Nosso Deus tem o forte desejo de nós abençoar. Porém para isso precisamos estar prontos para obter o favor Deus. Com toda certeza ele tem planos para você, e você já tem consciência