Pular para o conteúdo principal

Haverá gosto na clara do ovo ? - Jó e a lógica humana - Devocional de 23 de Fevereiro de 2019.



Jó 6. 6 Ou comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá gosto na clara do ovo?

Muito temos a aprender com a história de Jó. Homem íntegro de coração reto e que se desviada do mal. Que mesmo em uma época onde ainda nenhum escrito sagrado existia, ele havia feito um pacto de jamais colocar algo mau diante de seus olhos.

Mesmo vivendo uma vida justa, Jó foi tomado de assalto pela calamidade. Perdera todos seus bens, todos seus filhos e sua saúde em pouquíssimo espaço de tempo.

Na miséria ele passou a morar em um lixão, consolado apenas por um caco de barro. E sendo dia após dia ofendido e confrontado por sua mulher, a única remanescente de sua família.

Passado algum tempo, três amigos seus, sabendo do sinistro que lhe assomara, o visitam. E ao comtemplarem a ruina de eu amigo, estes três homens permanecem uma semana em profundo silêncio diante do vulto que fora Jó que estava diante deles. Entretanto, passado este período, um de seus amigos passa a acusa-lo de ter de alguma forma desobedecido as leis universais de Deus.

Jó que até ali não havia levantado a voz em sua defesa, ou tinha confrontado o criador passa a defender-se diante das acusações que lhe eram impostas. Porém tanto a teologia de Jó (Seu conhecimento do divino) como de seus amigos estava incompleta.  

Este livro está entre os escritos chamados de sapienciais, ou seja, eles buscam a reflexão de seus leitores sobre aspectos da vida humana. Sendo assim a vida de Jó deve nos ensinar algo.

Em sua defesa ele afirma que as flechas de Deus estavam cravadas nele. Pois era evidente que isso se tratava de um castigo de Deus sobe sua vida. E para afirmar isso ele passar a declara uma sequência de perguntas retóricas. “Haverá gosto na clara do ovo?”. A lógica humana usada por Jó em sua defesa era deficiente, não podia se aplicar a todos os aspectos da vida e não lhe daria uma reposta satisfatória para suas indagações.

Depois de contender com seus amigos e até com Deus. Jó tem a revelação de Deus de que ele e seus amigos estavam equivocados.

Com glória o senhor se revela a Jó e este reconhece em humildade que de fato não sabia de nada e que não deveria depositar em demasiado sua existência na lógica humana.

Jó afirma no final da narrativa que antes só conhecia a Deus de ouvir, mas que então, depois de passar por tanta dor e sofrimento os olhos deles puderam ver o Rei.

A lógica humana pode nos dar muitas respostas, porém não todas. As maiores repostas para nossos dilemas só podem ser obtidas na sabedoria que vem do alto direto do pai das luzes.

Humberto Baía.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta de classes vs A luta verdadeira - Devocional de 08 de maio.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 Nó século 19 nasceu na Prússia (Atual território da Alemanha) nasceu Karl Marx, proveniente de uma família de judeus, este homem pavimentou o pensamento que seria conhecido como socialismo/comunismo. De acordo com os estudos de Marx, as desigualdades se dão unicamente por conta das lutas de classes e pela exploração da força do capital por grupos que desejam por todos os meios espoliar a classe trabalhadora. Para Karl, somente uma revolução do proletariado ( trabalhadores) poderia dar fim   as mazelas sociais. Os trabalhadores deveriam se apropriar dos meios de produção, assim como do poder econômico e político e assim as riquezas seriam distribuídas de forma igualitária para todos. Soma-se a isso o pensamento marxista de que são os home

Se meu povo se arrepender - Devocional de 2 de março.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14 ARA O versículo de meditação de hoje nos conta o momento em que o Templo do Senhor estava sendo dedicado.  Davi foi o segundo rei de Israel, e desde então o cetro não se afastou da tribo deste monarca. O filho mais novo de jessé é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Porém não lhe foi permitido a construção do Templo, sendo esta empreitada desempenhada por seu filho Salomão. Pelas mãos do terceiro rei de Israel (Salomão) o grande Templo do Senhor foi erguido.  Tal momento foi marcado pela manifestação da glória de Deus e por bençãos e advertências. Eu morarei ali, O Senhor falou. Porém Ele também disse que o povo viria a se afastar dEle trazendo para si mesmo a destruição. E de fato foi o que veio a acontecer, mesmo após várias advertências a nação esco

O paradoxo do tempo - Devocional de 25 de Março.

Eclesiastes 3: 1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Após a queda da humanidade passamos a estar intimidade conectados pelo conceito de tempo.E desde os primórdios da humanidade inventamos meios para marcar a passagem dele. O nascer do sol, as fases da lua e uma infinidade de outras formas são usados como meios de registrar o tempo. Como seres temporais temos a ânsia de querer obter as coisas no mais curto período de tempo da forma mais fácil possível. E este desejo faz com que tudo se torno ainda mais distante. Ao invés de acumularmos o tempo de uma ânfora, nós o pegamos como areais em nossas mãos e ele acaba escorrendo pelos nossas dedos.  Se usado de forma correta o tempo é uma dádiva, se porém usado de forma errada torna-se uma maldição. Nosso Deus tem o forte desejo de nós abençoar. Porém para isso precisamos estar prontos para obter o favor Deus. Com toda certeza ele tem planos para você, e você já tem consciência