Pular para o conteúdo principal

A verdadeira bem-aventurança - Devocional de 28 de Fevereiro.


E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
Mateus 11. 27-28

É comum trocarmos a importância das coisas. Principalmente se tratando de assuntos espirituais.
Depois de Jesus ter expulso o demônio de um homem que fazia com que este viesse a ser mudo, o homem então passou a falar, e diante de tal demonstração de poder a multidão se maravilhou pelo grande sinal realizado por Jesus. Entretanto, os líderes Judeus da época, como era de costume, arrumaram um meio para acusar nosso Senhor e passaram então a o acusar de estar expulsando demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios.
Além do referido, houve no meio da multidão pessoas que não satisfeitas de Jesus ter liberto o homem da escravidão perpetrada pelo demônio, tentaram o mestre pedindo um sinal do céu ( até que ponto vai a incredulidade humana?).
Jesus então, fala um poderoso discurso destruindo totalmente os pífios argumentos apresentados por seus adversários.
Então, talvez inflamada pelo momento, uma mulher diz que “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em me mamastes”. Cristo então surpreende a todos e comenta que “Antes, bem-aventurados sãos os que ouvem a palavra De Deus e as guardam”
Mas o que Jesus queria falar com isso? Desmerecer Maria? Não creio que seja o caso. Devemos sempre ter em mente que cada palavra anunciada por Jesus possuía uma intencionalidade. Ele havia há pouco sido confrontado, uma mulher o elogia tem como resposta algo que não esperava. Uma lição deveria ser dada tanto a mulher, seus discípulos, aos seus opositores e também a nós.
As palavras da mulher foram bem-intencionadas, porém carregaram em seu interior uma distorcida compreensão da realidade espiritual.
Ventre e seios sãos símbolos de poder humano, da criação que os seres humanos são capazes de fazer. Entretanto, neste momento Jesus desejava acima de tudo que sua mensagem confrontasse justamente esse tipo de pensamento.
A natureza corrompida humana não pode gerar o tipo de vida que Deus deseja. Estamos manchamos pelo pecado.  Somente o ouvir da palavra e o guardar dos mandamentos podem fazer com que sejamos verdadeiramente bem-aventurados.  
Maria, a mãe de nosso Senhor recebeu com toda certeza o favor de Deus, porém em si não carregava nada de especial, somente obteve a salvação mediante o ouvir e o guardar dos mandamentos de Cristo. Que possamos fazer o mesmo. E priorizar o agir de Deus e não os esforços humanos. Pois sem Ele, nada podemos fazer. Porém nEle, faremos proezas.
Humberto Baía

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta de classes vs A luta verdadeira - Devocional de 08 de maio.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12 Nó século 19 nasceu na Prússia (Atual território da Alemanha) nasceu Karl Marx, proveniente de uma família de judeus, este homem pavimentou o pensamento que seria conhecido como socialismo/comunismo. De acordo com os estudos de Marx, as desigualdades se dão unicamente por conta das lutas de classes e pela exploração da força do capital por grupos que desejam por todos os meios espoliar a classe trabalhadora. Para Karl, somente uma revolução do proletariado ( trabalhadores) poderia dar fim   as mazelas sociais. Os trabalhadores deveriam se apropriar dos meios de produção, assim como do poder econômico e político e assim as riquezas seriam distribuídas de forma igualitária para todos. Soma-se a isso o pensamento marxista de que são os home

Se meu povo se arrepender - Devocional de 2 de março.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2Crônicas 7:14 ARA O versículo de meditação de hoje nos conta o momento em que o Templo do Senhor estava sendo dedicado.  Davi foi o segundo rei de Israel, e desde então o cetro não se afastou da tribo deste monarca. O filho mais novo de jessé é conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Porém não lhe foi permitido a construção do Templo, sendo esta empreitada desempenhada por seu filho Salomão. Pelas mãos do terceiro rei de Israel (Salomão) o grande Templo do Senhor foi erguido.  Tal momento foi marcado pela manifestação da glória de Deus e por bençãos e advertências. Eu morarei ali, O Senhor falou. Porém Ele também disse que o povo viria a se afastar dEle trazendo para si mesmo a destruição. E de fato foi o que veio a acontecer, mesmo após várias advertências a nação esco

O paradoxo do tempo - Devocional de 25 de Março.

Eclesiastes 3: 1. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: Após a queda da humanidade passamos a estar intimidade conectados pelo conceito de tempo.E desde os primórdios da humanidade inventamos meios para marcar a passagem dele. O nascer do sol, as fases da lua e uma infinidade de outras formas são usados como meios de registrar o tempo. Como seres temporais temos a ânsia de querer obter as coisas no mais curto período de tempo da forma mais fácil possível. E este desejo faz com que tudo se torno ainda mais distante. Ao invés de acumularmos o tempo de uma ânfora, nós o pegamos como areais em nossas mãos e ele acaba escorrendo pelos nossas dedos.  Se usado de forma correta o tempo é uma dádiva, se porém usado de forma errada torna-se uma maldição. Nosso Deus tem o forte desejo de nós abençoar. Porém para isso precisamos estar prontos para obter o favor Deus. Com toda certeza ele tem planos para você, e você já tem consciência