Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2019

O que eu já fiz? - Devocional 31 de Janeiro de 2019

Eclesiastes 11: 4. Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Deus nos fez capazes de criar, realizar e inventar. Parte dos atributos que nosso Senhor imprimiu em nós foi esta capacidade de mudar as coisas em nossa volta. Bem, era pra ser desta forma. Mas até isso o pecado conseguiu corromper. Um mês já se passou deste ano de 2019.  Com toda certeza muitos de nós fizemos muitas promessas na virada de ano. Mas olhando estes 31 dias que ficaram para trás precisamos fazer uma reflexão: Conseguimos comprir as promessas que fizemos?  Bem certo que muitas coisas não dependem de nós. Entretanto uma infinidade de outras dependem exclusivamente de nossa ação.  Se olharmos para as dificuldades inerentes à vida nunca realizaremos nada. Porém se nós focarmos apenas em agir e confiando em Deus conseguiremos colher bons frutos das árvores (promessas que fizemos na virada de ano). Diante do mar vermelho Deus disse para Israel marchar. E para

Eu confio em Deus? - Devocional 30 de janeiro de 2019.

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor . Jeremias 17:7 ARA É fácil e natural encontramos promessas e louvores a Deus no livro de Salmos. Tal obra é um compilado de poemas que na sua maioria enaltecem o nome do Senhor. Mas como explicar a presença de um hino de louvor a Deus em um livro como Jeremias?  Jeremias conta a epopéia dramática do profeta Jeremias ao tentar com todas suas forças converter de volta a nação de Israel para nosso Deus. Mesmo após anos ministrando os ocarculos de Deus à nação este homem de Deus não obteve (em um olhar superficial) sucesso.  Jeremias é conhecido como o homem que viu a destruição de sua nação. Da altivez à queda, este homem de Deus esteve presente. Então como ele ousou proferir tais palavras de consolo? Qual a fórmula? Ele mentiu? Não. Ele chave está em confiar verdadeiramente em Deus. Não de boca pra fora. Mas verdadeiramente. Jeremias sofreu junto com seu povo. Foi tirado de sua terra mas mesmo assi

O dilema do porco espinho / Devocional 29 de Janeiro de 2019

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20 ARA Deus criou estes imenso universo de forma de forma bela e harmoniosa, sem nenhuma espécie de conflito. Porém tudo mudou desde então. Homens contra as mulheres, mulheres contra os homens, até a natureza está em conflito contra os seres humanos. E na igreja não é diferente. Conflitos surgem, mágoas florescem. E uma ferida aberta surge. Muitos ao invés de procurar a cura que Jesus pode oferecer, acabam por deixar suas congregação certos de que todos seus problemas serão sanados se  deixarem de se congregar com aqueles irmãos tão pecaminosos. Mas será mesmo?  É possível buscar a Deus na tranquilidade do meu lar? Sim, é possível. Mas posso ser eu mesmo membro de minha própria igreja particular? Não, isto não é possível. Como crentes somo como porcos espinhos em um dia frio. Todos queremos nos aquecer, e para isso precisamos do calor corporal que meu próximo pode me supr

Peritos em toda obra - Devocional 28 de Janeiro de 2019.

Provérbios 22: 29. Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe. Como servos de Deus temos elevados padrões de conduta para seguirmos, e seguimos estas normas buscando uma vida espiritual saudável e por fim alcançar a vida eterna. Se andarmos nesta luz fazemos muito bem. E demonstramos que amamos de fato ao nosso Deus. Porém, Deus deseja algo além do que realizar uma obra em sua casa, ou mesmo desempenhar determinada profissão. Em provérbios lemos que aqueles que desempenham bem um determinado ofício, sempre terá o favor do rei. E vemos na vida de homens como José e Daniel  exemplos de pessoas que se dedicaram as suas ocupações e se destacaram.  Muitos patrões são injustos? São, e como. Nossos salários são muitas vezes baixos? Nem me fale. Mas o que nos impede de mesmo diante destes desafios de desempenharmos nosso trabalho com maestria? Muito tempo depois das palavras de Salomão, o apóstolo Paulo nos ensina que tudo o que fizermos, deve

O Heroi que morreu pelos vilões - Devocional 27/ Janeiro/ 2019

Algo marcante nas histórias de heróis é o latente senso de dever para com as pessoas oprimidas. Super-Homem, Batman, Flash, Lanterna Verde, estes heróis e muitos outros são guiados em busca de justiça e paz das pessoas inocentes. Nessas histórias sempre há um vilão, que busca corromper os princípios de harmonia estabelecidos no mundo. Com uma mente deturpada esses terríveis personagens buscam satisfazer suas vontades a todo custo. Não se importando com o mal que eles causarão com outras pessoas. Para deter os planos dos vilões, os super-heróis aparecem e inicia-se a batalha, o bem contra o mal, a justiça contra injustiça. Buscado salvar as pessoas inocentes os heróis lutam, por vezes eles ficam extremamente machucados, algumas outras eles chegam até a morrer em busca de um bem maior, a salvação de inocentes. Um vilão é alguém com quem lutar, uma pessoa que deve ser derrotada. Porém o assunto da Bíblia sagrada é justamente o contrário das histórias de heróis. P

Não andeis ansiosos - Devocional 26/ Janeiro 2019

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.   Filipenses 4.6 -7 Muitas pessoas aguardam pela chegada de um novo ano com alegria e entusiasmo. Outras, porém, o aguardam com temor. É natural do ser humano tentar prever o que lhe estar por vir, o que está adiante. Planejar e organizar são ações exclusivamente humanas. Entretanto, o pesar de forma demasiada no que ainda está adiante pode se torna um obstáculo para nosso presente. Muitas pessoas ficam aflitas pela possibilidade de passarem por algum sinistro no futuro. E esse temor acaba por travar toda a vida. Pois, ao invés de se preocuparem com o presente e como tornar seus futuros melhores, certas pessoas terminam por entrar em um loop de ansiedade. Na busca por prever o que pode lhes acontece

Quem é meu próximo? Devocional 25 / Janeiro 2019

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14 ARA O cristianismo é algo pesado? Seus preceitos nos são custosos? A teoria do cristianismo é complexa para ser aceita? Jesus resume toda a lei em poucas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Poucas palavras, mas de uma profundidade e de uma dificuldade ( para nosso espírito egoísta) sem igual. Ter empatia, nos colocar no lugar do outro. Quão difícil esta tarefa se torna. Precisamos estudar, necessitamos nos formar, devemos encontrar um emprego.  Eu, eu, eu e mais eu.  Não temos espaço em nossa vida para o próximo. E quando sobra este espaço surge a pergunta: Quem é meu próximo? Um fariseu ousou desafiar Jesus com esta indagação. Jesus então conta uma parábola: Um homem descia de Jerusalém, mas no meio do caminho foi assaltado, ferido e foi levado para bem próximo dos portões da morte. Um levita passou por aquele lugar, viu o homem quase mor

Ligados em Jesus - Devocional - 24/01/2019

João 15: 4. permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. 5. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. No primeiro Adão, nós perdemos a comunhão com nossa Deus. Em Cristo, o segundo Adão, nós ganhamos a comunhão com nosso Deus. Como Cristãos obtemos a salvação e comunhão com nosso Deus. Mas como é típico de filhos ingratos nós acabamos nos distanciando da presença de nosso Deus.  Aquele amor inicial vai sendo esquecido e pensamos que tudo o que possuímos obtivemos como nossos próprios esforços. Ledo engano. Jesus nos faz o convite para desfrutamos plenamente de sua presença durante toda nossa caminhada neste mundo. Jesus é a videira verdadeira. Sua seiva nos proporciona benção e paz. Entretanto largados a nós mesmos, nada podemos fazer. Mas em Cris

Rasguem os vossos corações 23/ Janeiro.

Joel 2: 13. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Era comum no tempo Bíblico as pessoas rasgarem suas vestes como expressão exterior de um sentimento interior; luto, doenca, tristeza. Eram motivos para uma pessoa  realizar tal ação.  No início as pessoas rasgavam suas vestes por motivações reais. Era um gesto realizado por uma alma quebrada, sem esperanças. Porém, com o tempo, alguns judeus passaram a rasgar publicamente suas vestes para demonstrar uma falsa piedade. Tal gesto se popularizou, e Deus, através do profeta joel, convoca o povo para um arrependimento sincero. Deus deseja que seu povo rasgue seus corações. Um símbolo de arrependimento genuíno. Um gesto para alem de meras aparências.  Em um mundo midiático, onde tudo e feito em um palco. Deus deseja que entremos em nossos quartos e nos quebrantemos dian