Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2019

Promessas cumpridas - Devocional de 31 de Maio.

De todas as boas promessas do ­Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.   Josué 21:45 São inúmeros os fatores pelos quais podemos chegar à conclusão de que Deus cumpre as suas promessas. Um deles é o cumprimento das promessas de Deus a respeito da nação de Israel. Desde o chamado de Abrão do meio de sua parentela até o dia de hoje nenhuma das palavras do Senhor caiu por terra, todas se cumpriram integralmente no tempo determinado por Deus. Esta assombrosa exatidão no desenrolar dos fatos históricos sobre Israel, deve minimamente nos mover à crença de que tudo o que Ele falou irá se cumprir. Promessas sobre a vinda de Jesus e as características sobre sua vida e ministério foram exatamente como os profetas haviam anunciado. Podemos então pensar que se as palavras sobre Israel se cumpriram, logo, as demais promessas sobre o destino da humanidade também irão se cumprir. Israel por quase dois mil anos vagou pelo mundo sem uma pátria pa

Flertando com a tentação - Devocional de 30 de maio.

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; Provérbios 3.7 Até qual ponto posso flertar com a tentação  e ainda assim sair sem nenhum dano? Esse ponto simplesmente não existe. Se nos colocarmos em uma situação claramente perniciosa é certo que em algum momento seremos enlaçados pelas garras do leão que nos rodeia. Temer ao Senhor é uma sentimento que deve nos motivar a viver uma vida de integridade, não apenas por medo, mas por vergonha de desmerecer o sacrifício ofertado por Jesus na Cruz. Diariamente, inúmeros membros de igrejas tentam (imagino eu) testar até que ponto podem ser fortes e resistir às artimanhas do diabo. O conselho do escritor da passagem em estudo, no orienta que não devo confiar em meus próprios pressupostos, antes devemos nos apartar da aparência do mal e de locais e situações que nos coloquem em possível perigo. Estamos em guerra, devemos estar preparados e vigilantes. Nenhum soldado que se preza vai expor sua c

A lei da semeadura - Devocional de 29 de Maio

Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7 ARA Existe um comportamento humano que se repete tanto nos descrentes como tambem na vida dos cristãos: A auto enganação. Achamos que às vezes que o que praticamos nao implicará em nada no futuro. Mas como disse o Apostolo Paulo: Não vos enganeis pois o todas as ações que nós fazemos, com toda certeza irão no futuro cobrar o seu preço.  As ações que semeamos, um dia irão germinar, e brotarão. E dependendo da semente que lançamos ao solo da vida poderemos obter benção ou juízo. Termos aceito nosso Senhor Jesus Cristo como o Salvador de nossas vidas, não nos isenta das consequências de nossos atos passados, nem tampouco nos isenta das consequências de nossas ações após nossa conversão.  Deus zela por sua igreja, e nossos irmãos em Cristo são beneficiados por este favor divino. E qualquer ofensa que viermos a cometer contra nossos irmãos, poderá se materializar em agr

Os Ramos e a Videria - Devocional de 28 de Maio.

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5 ARA Se você está lendo este comentário provavelmente você se enquadra na faixa de cristãos que goza de liberdade religiosa, vive em um ambiente de relativa paz e minimamente possui uma estabilidade financeira. Todas essas benção e ainda em níveis mais elevados podem nublar nossos olhos para o real doador delas. Confiamos em nosso intelecto pelo nível educacional em que nos encontrarmos, pensamos que apenas o  livre desenrolar dos fatos levou nosso país para a relativa paz de que gozamos ( comparado com países em guerra), e achamos que tudo que realizamos em nossas congregações é fruto apenas de nosso fervor espiritual e de nosso esforço para buscar mais conhecimento bíblico e teológico. Pensando assim estamos redondamente enganados. Somente ligados na videira verdadeira é que podemos dar frutos sadios e suculentos. Nossa vida pode até i

Imutável - Devocional de 27 de Maio.

Hebreus 13: 8. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. A existência temporal é marcada por diversas características, uma delas que se sobressai e a mutabilidade. Ou seja, há uma mudança constante no existir. Se passarmos muito tempo sem trilhar determinado percurso, na próxima vez que passarmos por ali, com toda certeza terão ocorrido mudanças significativas. Nosso corpo, desde o momento de nossa concepção está sofrendo drásticas mudanças cotidianamente. Nosso modelo de pensar tem se alterado a cada nova interação social. Muitos depositam esperanças em pessoas com esperanças afetivas só para tempos depois verem que já não são mais as mesmas. Acreditamos em figuras públicas que se mostram defensoras dos mais pobres, só para lá na frente descobrirmos que o que na verdade o que queriam  fazer com os podres era mantê-los naquele estado para sempre. Lideranças religiosas se levantam todos os dias, colocamos a esperança de que serão homens sérios e cumpridore

A morte do eu - Devocional de 24 de Maio.

logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:20 ARA Os valores de nossa cultura estão cada vez mais ruindo. E um novo padrão está se erguendo o de o 'EU' está acima de tudo. Acima da família, da sociedade, da minha nação e das instituições. O discurso do " Meu corpo, minhas regras" é a tônica das relações contemporâneas. Não faz muito tempo a Declaração Universal dos direitos humanos fez mais um aniversário, em muitos locais esta data foi comemorada por se tratar de uma grande conquista conquistada pela raça humana. Porém a despeito de tal comemoração, temos que está declaração seja em breve substituída pela declaração universal dos direitos do 'EU'. Há um grande desafio presente no convite que Cristo faz às pessoas. Ele nos convida para deixarmos o comando de nossas vidas e passemos ao status de passageiros de

A tristeza segundo Deus - Devocional de 23 de Maio.

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. 2Coríntios 7:10 ARA Deus utiliza infindáveis meios para poder nos levar à salvação, vide a morte de seu filhos unigênito Jesus Cristo. Conscientes disto somos levados para a reflexão contida no versículo de hoje. Erroneamente muitos alardeiam no meio gospel que Deus quer por todos os meios nos fazer em tudo felizes. Porém esta é uma falácia extremamente perniciosa. É a vontade de Deus que cresçamos todos os dias até o momento em que alcancemos a estatura do varão perfeito que é Cristo Jesus. Mas sabemos que não é bem assim. Nossas escolhas erradas podem nos levar a uma situação de total rejeição a Deus, isso conscientes ou não de nossa real situação. Por seu amor infinito, nosso pai pode nos colocar em situações sem as quaisquer jamais refletiríamos sobre nosso estado de decadência. À semelhança do filho pródigo que em meio a tristeza s

Para sempre lembrados - Devocional de 22 de Maio.

Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, Filipenses 1:3 ARA Recentemente foi cunhado um termo chamado de Toxidade ( no que tange ao significado atual), tal verbete refere-se a tipo de pessoa que geralmente nos ambientes virtuais causa desconforto pelos simples fato de sua presença ali está. Muitos cristãos tendem a confundir a necessidade e a urgência da pregação do evangelho com o simples fato de despejar uma torrente de informação desconectadas sobre descrentes imaginando assim que tais pessoas podem de alguma maneira alcançar a salvação. Tais cristão tentem a tornarem-se em pessoas tóxicas.  A mensagem do evangelho é dura e deve ser sempre pregada. Porém sempre com sabedoria.  Um ambiente de comunhão deve sempre ser cultivado por nós.  Este foi o caso da igreja de Filipos, Paulo fala afetuosamente que lembrava com carinho de tudo o que passou entre os irmãos daquele lugar.  Diferente de outras igrejas onde Paulo passou por muitas dificuldades, ali os ir

Escolha hoje! Devocional de 21 de Maio.

Porém, se vos parece mal servir ao Senhor , escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor . Josué 24:15 ARA Não é do conhecimento de todos os cristãos, mas o nome de Josué, o grande general de Israel provém da mesma raiz que o nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, ambos significam ' O Senhor Salva". Além de possuir esta curiosidade, Josué possui uma vida formidável.  Josué passou grande parte de sua vida adulta ao serviço de Moisés. Bem de perto seus olhos contemplaram que intimidade que o grande legislador de Israel possuía com Deus. Porém ele também sabia dos desafios que eram liderar aquele povo de dura servis. Quando os olhos de Moisés se fecharam, o Senhor fortaleceu as mãos de Josué para que ele pudesse levar o bichinho de Jacó à conquista da terra prometida. Depois de uma viver uma vida de serviço ao Senhor

Uma visita à casa do oleiro - Devocional de 10 de Maio.

Jeremias 18: 2. Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras . É do conhecimento de todo cristão que muitos dos ensinos de Jesus foram repassados através da utilização de parábolas. Recurso linguístico que consiste em se usar linguagem figurada para passar verdades morais/ espirituais. Utilizando-se de cenas cotidianas de seus ouvintes, Jesus apresentou preciosos ensinamentos. Porém ele não foi o único na literatura Bíblica a utilizar imagens vivas para trazer à tona verdades espirituais. Deus deseja nos ensinar, e acima de tudo quer que sua voz seja ouvida. E assim foi com o profeta Jeremias. Este autor Bíblico deixou registrado em seu livro homônimo que Deus lhe ordenou que descesse até a casa do oleiro para que lá ele pudesse ouvir a voz de seu Senhor. Vemos na narrativa Bíblica que o profeta estava em sua situação de estabilidade, ele estava sentando. Então o primeiro desafio se apresenta para Jeremias. Ele deveria ficar de pé. Sair da zona

Acabaram-se os jovens? - Devocional de 09 de maio.

1 Samuel 16: 11  Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? [....] Por obra divina o profeta Samuel foi concebido. Pela abnegação de sua mãe ele foi entregue no templo para ministrar diante de Deus. Por muitos anos este homem de Deus dirigiu os passos da jovem nação de Israel. Não satisfeito com o governo de Deus exercido através das mãos de Samuel a nação então pede um rei, e Deus assim o concede. O eleito foi Saul,   um jovem alto, atlético de boa aparência e inicialmente humilde e temente a Deus. Mas os anos se passaram e este monarca passou de alguém que profetizava pelo Espírito de Deus a um maníaco assassino. Deus assim rejeitou o reinado de Saul. E ordenou que o um novo rei fosse ungido. Samuel vai então até um pequeno povoado chamado de Belém até a casa de um homem chamado Jessé, ali o patriarca apresenta ao profeta seus filhos mais velhos. Porém todos eles Deus tinha rejeitado. Após a rejeição de todos aqueles jovens o profeta então questiona: - Acaba